A Idade do Bronze no Egeu

Seção: história grega
iiniEstatueta com o salto do touro

Em algumas regiões da Ásia Ocidental surgiram, entre -4000 e -3000, novas formas de organização econômica e social que culminaram nos mais antigos Estados organizados da História.

Uma vez que o catalisador desse processo foi o uso cada vez mais intensivo de utensílios de bronze[1], a etapa cultural recebeu o nome de Idade do Bronze. No Egeu, a Idade do Bronze começou por volta de -3000 e teve os seguintes núcleos: a península balcânica, a ilha de Creta, as Cíclades, a ilha de Chipre e Troia, no extremo noroeste da Ásia Menor.

0107
Fig. 0107. Antigos utensílios de bronze. A e B: Creta, -3000/-2000. C: Amorgos, -3000/-2000. D: Troia II, -2600/-2250. Ver [Ilum. 0068].

Conforme a região estudada, os arqueólogos usam diferentes denominações: Heládico (península balcânica), Minoico[2] (Creta), Cicládico (Cíclades) e Cipriota (Chipre).

É costume, também, dividir a Idade do Bronze em três etapas: Bronze Antigo, Bronze Médio e Bronze Recente (Tab. 1).

Tabela 1. Etapas da Idade do Bronze EtapaDatas Bronze Antigo-3000 a -2000 Bronze Médio-2000 a -1550 Bronze Recente-1550 a -1100

Cada etapa de cada região tem ainda diversas subetapas, numeradas com algarismos romanos e com letras (Cicládico Antigo II, Minoico Médio I, Heládico Recente IIA e IIB, etc.). Para Troia, o sítio mais bem conhecido da Grécia Asiática, são utilizadas as sucessivas camadas de ocupação (I a VII), considerando-se o nível I o mais antigo.

Durante o Bronze Antigo, as comunidades do Egeu mostravam grande unidade cultural; houve ligeiro predomínio da cultura cicládica. Data do início do Bronze Médio a primeira diferenciação expressiva das culturas egeias e na ilha de Creta floresceu a cultura minoica, a primeira grande civilização letrada da Europa.

Os avanços políticos, tecnólogicos e artísticos dos cretenses tiveram profunda influência em todo o Egeu e em especial na cultura grega, cujos humildes primórdios na península balcânica datam do Heládico Médio.

No primeiro século do Bronze Recente, a influência dos cretenses predominava ainda em todo o Egeu. Após -1400, no entanto, a cultura grega micênica (ou do Heládico Recente) dominou a cultura minoica e, até o fim da Idade do Bronze, influenciou decisivamente todas as culturas egeias.

De certa forma, o Egeu voltou a ser uma unidade cultural.