Éaco e Radamante, juízes dos mortos

-325/-300
Fachada da “Tumba do Julgamento”

Em Lefkadia (antiga Mitza, Macedônia), sob um túmulo de terra de 1.5 metros de altura, foi descoberta em 1954 uma tumba constituída por duas câmaras abobadadas, a Tumba do Julgamento, datada do início do Período Helenístico.

A fachada, com 8.60 × 8.68 metros, é mais alta do que as câmaras e tem, na parte inferior (Ilum. 1380c D), quatro notáveis painéis pintados, delimitados por colunas de estilo dórico. O primeiro painel, da esquerda para a direita, representa o falecido, um nobre macedônio anônimo com uniforme militar; o segundo, Hermes, identificável pelo kerykeion.

No terceiro painel (Ilum. 1380a) há uma figura vista de perfil, sentada em uma cadeira,identificada por uma incrição: [ΑΙΑ]ΚΟΣ, Éaco. O quarto painel (Ilum. 1380b) mostra uma figura de pé, apoiada por um cajado, vista frontal esquerda, identificada pela inscrição ΡΑΔΑΜ[Α]ΝΘΥΣ: Radamante.

O tema dos painéis é claro: o falecido, conduzido ao hades por Hermes psicopompo, será julgado pelos “juízes dos mortos” (cf. Aristófanes, Rãs 464-78 e 605-73; Platão, Górgias 524a). O terceiro juiz, Minos, não aparece na decoração do túmulo.

Acima dos grandes painéis há três outros registros. A parte superior (Ilum. 1380c A) tem uma série de meias colunas de estilo jônico, delimitando espaços com representações de portas e portões; o registro de baixo (Ilum. 1380c B) tem imagens em baixo relevo, modeladas em estuque e pintadas, que representam combates entre cavaleiros e hoplitas, aparentemente gregos ou macedônios contra bárbaros, a julgar pela indumentária.

Abaixo desse friso jônico e logo acima dos painéis separados por colunas dóricas, há métopas de estilo dórico, delimitadas por pequenas colunas pintadas de azul. As figuras pintadas nas métopas representam a batalha entre lápitas e centauros.

registro nº1380
in situMieza (Lefkadia), Macedônia
imagemEgisto Sani, 30/08/2017
fonte / ©FlickR
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0