819
0819X

Cena de escola ateniense

c. -480

Cálice ático de figuras vermelhas. Caere / cena exterior

Douris

 
0819
cena exterior.
 
0819a
Detalhe do centro do painel inferior
 
0819b
Desenho de todas as cenas
AcervoMuseus Estatais de Berlim, Coleção de AntiguidadesImagemEgisto Sani, 09/04/2007Fonte / ©FlickRLicençaCC BY-NC-SA 2.0Iluminura0819

Comentários

Na cena superior, à D, um homem sentado observa, apoiado em um cajado; à E, um jovem toca a lira diante do mestre; no centro, o estudante lê ou recita o texto do papiro que o mestre lhe apresenta, escrito no antigo alfabeto ático:

ΜΟΙΣΑ ΜΟΙ
Α[Ν]ΦΙ ΣΚΑΜΑΝΔΡΟΝ
ΕΥΡ[Ρ]ΩΝ ΑΡΧΟΜΑΙ
ΑΕΙ[Ν]ΔΕΝ
Para mim, Musa,
pelo Scamandro
de largo curso começa
a cantar

Trata-se de um verso hexâmetro que tem sido associado a uma passagem de Estesícoro (-632/-553), mas a única menção conhecida do poeta ao rio troiano Escamandro, até o momento, é a do F 115-6 (= P. Oxy. 2619) e o texto do fragmento não corresponde ao texto da pintura.

Na cena inferior, à direita, outro homem sentado observa; à esquerda, o mestre demonstra o uso do aulo; no centro, outro professor provavelmente confere a lição escrita apresentada pelo aluno. O mestre tem um estilete (stilus) na mão e, em seu colo, uma tábua dupla aberta.

A cena sugere que a declamação, a lição de música (lira e aulo) e exercícios escritos eram aspectos importantes da vida escolar da época. Note-se que, com exceção de três estudantes, todos estão sentados. O homem sentado, com cajado nas mãos, pode ser um pedagogo, escravo encarregado de acompanhar as crianças de famílias abastadas à residência do professor; isso quando as aulas não ocorriam na própria casa do aluno.

Observar também, pendurados nas paredes, duas liras, dois cálices (vistos por trás), uma cesta e uma caixa com flautas (imagem de cima); um rolo de papiro, uma tabuinha de escrever, uma lira, um objeto em forma de cruz e um saco (imagem de baixo).

Veja, no primeiro link de links externos, uma foto do vaso original e informações adicionais de Kathleen Krattenmaker; na Fig. 0816 (iluminuras relacionadas), mais detalhes sobre o material usado pelos gregos para escrever.