Moedas e material romano para escrita e leitura

sæc. i
Afresco policrômico daCasa de Julia Felix

No painel superior, possivelmente uma prateleira, há dois montes de moedas com uma sacola de lona meio cheia entre eles. No inferior, da esquerda para a direita, se vê: um tinteiro sob um estilete (stylus); um rolo de papiro com etiqueta; tabuinhas recobertas com cera, abertas e com mais um estilete por cima; e uma tabuinha dobrada e encostada à parede.

f0210
Fig. 0210. Material para escrita e leitura.

O painel inferior, reproduzido na parte de cima da Fig. 0210, reúne materiais utilizados pelos antigos gregos e romanos para a escrita (Ilum. 1366, 0810 e 0820, infra). A parte de baixo do desenho mostra, também da esquerda para a direita, tinteiro, cilindros com papiros, uma (capsa) com pergaminhos e mais tabuinhas enceradas.

O papiro era o suporte mais utilizado para obras literárias, cartas, contratos, leis e outros textos de certa importância.

Guardava-se o papiro enrolado, em caixas cilíndricas (capsa), em caixas maiores ou, eventualmente, em pequenos armários (sg. scrinium). Em bibliotecas eram provavelmente colocados em armários com várias prateleiras: ver Ilum. 1367, infra.

registro nº0816
proveniênciaPompeia
nº inventário8598
imagemCarole Raddato, 14/07/2016
fonte / ©FlickR
licença de usoCC BY-SA 2.0
abreviaturaNápoles 8598