Inscrição ática arcaica

sæc. -viii
Inscrição em pedra, IG3 1418. Acrópole de Atenas

Essa é a mais antiga inscrição em pedra encontrada na acrópole ateniense. As letras, todas maiúsculas, pertencem a um dos primeiros alfabetos regionais gregos e foram registradas em boustrophedon. Versão no alfabeto clássico e reconstrução (Threatte 1980, p. 34; 344):

ἀ]νφ〈οτ〉έροισ̣ι̣ν̣ Ε[,
= ἀνφοτέροιν

Parece se tratar de parte de um verso. A palavra é uma das formas do dativo dual do adjetivo ἀμφότερος, 'ambos'. Podemos então traduzir assim: 'para os dois deuses / as duas deusas / as duas divindades'. Considerando-se que a inscrição se situa na Atenas do final da Idade das Trevas, é altamente provável que ela seja votiva e dedicada a Deméter e a Perséfone.

Inicialmente os gregos escreviam à moda fenícia, i.e., da direita para a esquerda. Quando era conveniente, no entanto, escreviam da esquerda para a direita. Em antigas inscrições em pedra com frequência a linha subsequente começava logo abaixo da primeira, na altura da última letra, e seguia na direção oposta; muitas vezes os sinais gráficos dessa linha eram invertidos, em espelho. Esse método é conhecido por boustrophedon, 'virada do boi', pois lembra o movimento do arado puxado pelo boi ao arar os campos.

Veja exemplo mais recente de boustrophedon na inscrição de Mantiklos (Fig. 0846, ver imagines alterae).

registro nº0812
acervoAtenas, Museu Epigráfico
imagemTroels Myrup Kristensen
licença de usoCC BY 3.0 US