Alexandre III da Macedônia (-356/-323)

sæc. -ii/-i
Busto de mármore

Os retratos esculpidos de Alexandre III, que chegaram até nós em razoável quantidade, compõem o paradigma de grande parte das representações de monarcas que se tornaram comuns durante o Período Helenístico.

Conquistador bem-sucedido, jovem rei que morreu jovem, Alexandre não usava barba, ao contrário dos gregos de sua geração, talvez para disseminar a imagem de juventude e se igualar a jovens heróis da Mitologia como Aquiles, a quem emulava (Smith, 1991). Seus oficiais e soldados adotaram essa prática.

Os retratos de Alexandre, assim como os dos reis helenísticos que o sucederam, mostravam o retratado caracteristicamente sem barba, com espessa cabeleira, expressão decidida, dinamismo e um certo ar de divindade, emprestado de representações de deuses e heróis do Período Clássico tardio.

Segundo Plutarco, Alexandre III autorizou apenas o escultor Lisipo a fazer retratos seus, pois considerava-o o único capaz de reproduzir sua beleza física e seu caráter ao mesmo tempo suave e feroz (Plutarco, Alexandre 4.1). Infelizmente, todos esses retratos esculpidos ou moldados em bronze por Lisipo se perderam. Grande quantidade de outros retratos chegaram até nós; são todos póstumos, de qualidade ruim ou apenas razoável, e de pequeno tamanho. Esse exemplar do British Museum tem 37 cm de altura.

Distinguem-se três tipos principais: o Azara, o Dresden e o Erbach. Em todos se nota a ἀναστολή, o 'repuxamento dos cabelos para trás', no alto da cabeça, e o aspecto juvenil. O estilo da Ilum. 0800a é intermediário (Dresden-Erbach) com marcada ἀναστολή; o da Ilum. 0800b é Erbach puro e o da Ilum. 0800c, o tipo Azara original, que retrata o rei com expressão um pouco mais madura.

Cópias e variantes dos diversos retratos de Alexandre continuaram sendo esculpidos muitos séculos após sua morte.

registro nº0800
proveniênciaAlexandria
acervoLondres, Museu Britânico
0800a  Istambul, Archaeological Museum0800b  Cedar Rapids Museum of Art0800c  Paris, Museu do Louvre
grupoBustos
licença de usoCC BY-NC-SA 4.0
0800a  CC BY-SA 2.50800b  CC BY-NC 3.00800c  domínio público