478c
0478cX

Lamentação, cortejo fúnebre e navio

c. -750

Cratera geométrica ática
Detalhe do navio

Atribuição: Pintor do Dipylon

 
0478
Lamentação, cortejo fúnebre e navio / fragmento
 
0478a
A lamentação
 
0478b
Detalhe de um dos cortejos
 
0478c
Detalhe do navio
AcervoParis, Museu do LouvreInventárioA 517ImagemHervé LewandowskiFonte / ©RMN, Musée du LouvreLicençaTerms of use - Images d'ArtIluminura0478c

Comentários

Duas das principais cenas representam a lamentação pelo morto e a procissão fúnebre subsequente. As Il. 0478a-c mostram detalhes das cenas.

Na lamentação, ao lado e abaixo do morto, há figuras aparentemente masculinas com os braços na cabeça, gesto ritual da lamentação; acima, em outro painel, figuras sentadas fazem o mesmo gesto. Comparar com as ilustrações de iluminuras relacionadas.

Nos cortejos, guerreiros armados caminham à frente dos carros, puxados por dois cavalos (bigas); eles usam capacete com penacho, espadas à cinta e alguns carregam duas lanças e escudos. A forma do escudo, típica dessa fase da cerâmica ática, evoca antigos escudos da Idade do Bronze (iluminuras relacionadas).

O navio foi colocado abaixo de uma das alças. Apesar da forte esquematização, o navio de guerra é mostrado com surpreendentes detalhes: quilha pontiaguda, um “remo de direção” (leme ?), um meio-convés estreito e remadores com seus remos, que saem de fenda lateral no casco.

Etapa cultural: Geométrico recente.