O nascimento de Atena

-570/-560
Exaleiptron ático de figuras negras . Tebas, Beócia
Atribuição: Pintor C

Segundo a lenda, a deusa Atena emergiu completamente armada da cabeça de Zeus, que havia engolido Métis, a mãe, para evitar que ela desse à luz um filho mais poderoso do que o pai. Em algumas versões, o deus Hefesto fez o parto golpeando a cabeça de Zeus, acometido de violenta dor de cabeça, com o machado.

Nesta cena, a deusa acabou de sair da cabeça de Zeus, com capacete e escudo. De cada lado de Zeus, as Ilítias, deusas do nascimento (posteriormente essas deusas foram reduzidas a uma só: Ilítia, filha de Zeus e Hera). À direita das Ilítias está Posídon e, à esquerda, Hefesto; as duas deusas nas extremidades difíceis de identificar — pela proximidade com os deuses representados, talvez a da esquerda seja Afrodite e a da direita, Anfitrite.

O exaleiptron era uma espécie de caixa onde as mulheres guardavam unguentos perfumados. Este exemplar aparentemente contém uma das primeiras representações, na Ática, do mítico nascimento da deusa Atena. Nessa época os artistas atenienses começaram a abandonar a influência de Corinto e a se concentrar na representação da figura humana e dos mitos.

registro nº0469
acervoParis, Museu do Louvre
nº inventárioCA 616
imagemStéphane Maréchalle
fonte / ©Images D'Art
abreviaturaParis CA 616