Héracles no Jardim das Hespérides

c. -420/-400
Lado A de hídria ática de figuras vermelhas
Pintor de Meidias

As cenas do lado A, a face mais importante do vaso, estão dispostas em dois registros (Ilum. 0435a); o painel superior representa o rapto das leucípides e o inferior, Héracles no Jardim das Hespérides. Quase todas as figuras estão identificadas por inscrições no antigo alfabeto ático.

No centro do painel inferior (Ilum. 0435), Héracles (ΗΡΑΚΛΗΣ = Ἡρακλής) repousa, sentado sobre a pele do leão de Nemeia e apoiado na sua clava; o arbusto ao seu lado não é, naturalmente, a famosa árvore dos pomos de ouro. O herói é mostrado nu e sem barba, como de hábito nas pinturas em cerâmica do Período Clássico.

Diante dele, à esquerda, uma das hespérides, com pomos guardados na dobra do peplo, olha para ele. Atrás dele, à direita, vê-se Iolau (ἸΟΛΕΩΣ = Ίολεως), sobrinho de Héracles e seu mais fiel companheiro, também nu, mas com uma clâmide e um pétaso, o tradicional chapéu dos viajantes.

A cena do painel superior está reproduzida em desenho (Ilum. 0425b) que permite melhor visualização das figuras, mas sem as inscrições. Na parte de cima, os dióscuros usam carruagem separadas para levar as leucípides, diante da antiga estátua de uma deusa, de aspecto rígido e arcaico (um ξόανον).

Dióscuros e leucípides estão identificados por inscrições. A carruagem da esquerda é a de Polideuces (ΠΟΛYΔYΚΤΗΣ = Πολυδεύκ(τ)ης), que carrega “Helera” (ἝΛΕΡΑ = Ἑλερα). Castor (ΚΑΣΣΤΩΡ = Κάσστωρ), à frente e abaixo da estátua, segura “Eurífile” (ΕΡIΦUΛΗ = Ἐριφύλη) com firmeza. Acima e à direita a carruagem de Castor aguarda; o cocheiro está igualmente identificado: Crisipo (XPYΣIPPOΣ = Χρύσιππος). Note-se que os nomes das leucípides estão um pouco diferentes da tradição.

Na parte de baixo do painel inferior, na extrema esquerda, está Zeus, pai dos Dióscuros, cercado de mulheres. Afrodite, deusa do amor, está sentada ao lado de um altar e, na extrema direita, Peitó, deusa da persuasão, foge da cena.

A autoria da pintura está indicada pela inscrição ΜΕΙΔΙΑΣ EΠΟΙΗΣΕΝ, ‘Meidias (me) fez’, não mostrada na imagem.

registro nº0435
acervoLondres, Museu Britânico
nº inventário1772,0320.30.+
licença de usoCC BY-NC-SA 4.0
0435b  domínio público
abreviaturaLondres 1772,0320.30.+ etc