Assembleia dos deuses

-530/-525
Relevo de mármore. Friso leste do Tesouro dos Sifnianos, Delfos

A cena se refere a uma das assembleias divinas nas quais os deuses se reuniram para discutir a Guerra de Troia e suas consequências, conforme descrições da Ilíada e da Odisseia. Esse grupo, no lado esquerdo, representa os deuses a favor de Troia.

Na extrema direita do grupo (e provavelmente no centro da composição), está Zeus, sentado em elaborado trono. Da extrema esquerda para a direita, sentados em cadeiras mais simples, estão provavelmente representados Ares (com o escudo), Eos (mãe de Mêmnon, que lutou pelos troianos), Afrodite ou Ártemis, e Apolo. Nessa época, Afrodite era representada completamente vestida.

No grupo à direita (Fig. 0397a) estão sentados os deuses favoráveis dos gregos. Da esquerda para a direita vemos Atena (notar a égide), Hera e talvez Deméter.

A Fig. 0397b mostra os dois grupos reconstituídos. Acredita-se que, na parte central que falta, estavam representados Hermes, pesando o destino de Aquiles e Mêmnon na balança, Tétis, mãe de Aquiles, e Posídon.

Note-se que a designação assembleia é mera formalidade... De acordo com a Ilíada (8.1-40), Zeus convocou os deuses só para informar seus desejos e decisões, na qualidade de pai dos deuses e dos homens e de soberano dos deuses. E explicou ainda, didaticamente, o que poderia acontecer aos desobedientes...

registro nº0397
acervoMuseu Arqueológico de Delfos
imagemSteven Zucker, 01/01/2012
0397b  Nanosanchez, 2009
fonte / ©FlickR
0397b  Wikimedia Commons
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0
0397b  domínio público