283a
0283aX

Hefesto chega ao Olimpo

c. -480

Cálice-cratera ática de figuras vermelhas / lado B

Atribuição: Pintor de Cleofrades

 
0283
O retorno de Hefesto ao Olimpo / lado A
 
0283a
Hefesto chega ao Olimpo / lado B
AcervoParis, Museu do LouvreInventárioG 162ImagemHervé Lewandowski, 1993Fonte / ©RMN, Musée du LouvreLicençaTerms of use - LouvreIluminura0283a

Comentários

O retorno de Hefesto ao Olimpo era um dos temas favoritos dos pintores de vasos. O deus, embebedado por Dioniso, em geral montado em um burro (ou cavalo) e segurando suas ferramentas, foi retratado de diversas formas. O decorador do vaso supra representou dois momentos do mito em partes diferentes do mesmo painel, que se estende ao redor do corpo do vaso.

No lado A, vemos Hefesto a caminho do Olimpo. O deus está cambaleante, coroado, segura um cálice na mão direita, amparado por um sátiro também coroado, que segura suas ferramentas (martelos e tenazes). À frente deles, outro sátiro; atrás, em plena dança, vem o próprio Dioniso, representado como um homem jovem (sem barba) recoberto com pele de animal.

No lado B (Ilum. 0283a), Hefesto chega ao Olimpo completamente sóbrio, montado em um burro, conduzido por Hermes e assistindo placidamente à apresentação do sátiro auleta. Diante de Hermes se vê a parte inferior de uma figura feminina: trata-se provavelmente de Hera, sentada no trono “presenteado” por Hefesto e do qual ela não consegue se levantar.