Vaso François

-570/-560
Cratera ática com volutas e figuras negras
Clítias. Ceramista: Ergótimo

As cenas pintadas nessa cratera de apenas 66 cm de altura, descoberta em 1844 por Alessandro François em um túmulo etrusco de Fonte Rotella, perto de Chiusi, contém mais de 200 figuras identificadas por inscrições, representando diversas histórias da mitologia grega. Estão igualmente presentes inscrições com o nome do ceramista e do pintor do vaso.

Sem contar as alças, a base e o registro inferior, também decorados, os frisos registram pelo menos os seguintes episódios míticos: o casamento de Peleu e Tétis, Aquiles e Troilo, a morte de Aquiles, o retorno de Hefesto, a caça ao javali de Cálidon, Teseu e os jovens em Creta, a batalha entre lápitas e centauros, os jogos fúnebres de Pátroclo. Detalhes das cenas são mostrados nas Fig. 0281a-i, de excepcional qualidade, todas fotografadas por Egisto Sani e generosamente compartilhadas com todos (nexus externi).

No registro superior da Fig. 0281a, Ártemis foi representada com asas e animais selvagens dominados, em pose semelhante à senhora dos animais da Ásia Ocidental. Em Homero (Il. 21.470), um de seus epítetos é justamente esse, πότνια θηρῶν, ‘senhora das feras’. Compare essa representação de Ártemis com antiga estatueta neolítica da Ásia Ocidental e com outras representações de senhoras dos animais em imagines alterae.

No registro inferior vemos uma cena da Etiópica: Ájax carrega com esforço o pesado cadáver de Aquiles, morto durante a guerra de Troia pela intervenção de Apolo. Embora pareça que Ájax está levantando o corpo do chão, na verdade ele está correndo — a posição das pernas de Ájax é apenas uma convenção das pinturas dessa época para a representação do ato de correr. A mesma convenção pode ser observada na Fig. 0281b, que mostra uma górgona correndo — talvez uma referência à lenda de Perseu.

O registro superior da Fig. 0281c representa a caça ao Javali de Cálidon. Sob o javali, vê-se o corpo de Anteu; diante do javali, Peleu e Meleagro; um pouco mais atrás, Melanto e Atalanta (nomes inscritos). No registro inferior, cena de corrida, parte dos jogos disputados no funeral de Pátroclo (livro 23 da Ilíada). Vê-se, à direita, a quadriga de Diomedes e seu nome nitidamente inscrito. A trípode ao lado da quadriga de trás é provavelmente o prêmio do vencedor.

No registro superior da Fig. 0281d, o desembarque de Teseu em Creta, mostrando apenas os rapazes e moças atenienses que vieram com ele. No registro inferior, cena da centauromaquia, luta entre os centauros e os lápitas. Note-se o invulnerável lápita Ceneu enterrado no chão, atacado pelos centauros Hileu, Ágrio e Hasbolo, armados com galho (à esquerda) e com pedras (à direita).

Na Fig. 0281e, registro superior, a procissão dos convidados para o casamento de Peleu e Tétis. No registro inferior, a emboscada na qual Aquiles matou o jovem príncipe troiano Troilo, episódio contado pelos Cantos Cíprios. À esquerda, o templo de Apolo; logo à direita, Atena e Tétis, mãe de Aquiles. Hermes está no centro da figura e, à direita, Aquiles persegue a pé o troiano, a cavalo. As cenas continuam na Fig. 0281f: Peleu, diante do palácio, cumprimenta seu antigo mestre, o centauro Quíron, que traz uma vara com coelhos, prova de sua habilidade de caçador. Ao seu lado está Íris, a mensageira dos deuses, com um kerykeion, a marca dos arautos, em suas mãos. No registro inferior, a figura feminina que corre diante de Troilo deve ser sua irmã Polixena; na extrema direita, diante das muralhas de Troia, o rei Príamo e seu conselheiro Antenor assistem, impotentes, à cena.

A Fig. 0281g mostra outra detalhe da procissão do casamento: Zeus e Hera, em uma carruagem, são precedidos pelas Horas e acompanhados pelas musas Urânia e Calíope. Notar, em caracteres arcaicos escritos dispostos verticalmente e de cima para baixo, a assinatura do ceramista: ΕΡΓΟΤΙΜΟΣ ΕΠΟΙΕΣΕΝ, ‘Ergótimos (me) fez’. No registro de cima, parte dos jogos fúnebres de Pátroclo.

As Fig. 0281h-i mostram, no registro inferior, o retorno de Hefesto ao Olimpo. Observar Hefesto montado em um burro, precedido por Dioniso. Na extrema esquerda da Fig. 0281i, logo atrás de Zeus, Hera e Atena, se vê rara representação do deus Ares, agachado, pintado por Clítias como simples hoplita. Essa atitude “humilde” se deve, certamente, às tentativas infrutíferas de trazer Hefesto de volta.

registro nº0281
proveniênciaChiusi, Itália
acervoFlorença, Museu Arqueológico Nacional
imagemFrancesco Bini, 20/03/2014
0281a  Egisto Sani, 12/11/20130281b  Egisto Sani, 14/02/20130281c  Egisto Sani, 14/02/20130281d  Egisto Sani, 14/02/20130281e  Egisto Sani, 14/02/20130281f  Egisto Sani, 14/02/20130281g  Egisto Sani, 14/02/20130281h  Egisto Sani, 14/02/20130281i  Egisto Sani, 14/02/2013
fonte / ©Wikimedia Commons
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