138
0138

Zeus, Hera, Íris e Atena

-500

Ânfora ática de figuras vermelhas. Vulci / detalhe da cena A

Atribuição: Pintor de Nikoxenos

AcervoMunique, Coleções Estatais de AntiguidadesInventário2304 / J 405ImagemΕύη Ατζέμη, 1997Fonte / ©Ekdotike Athenon S.A.LicençaAutorizada - só no PortalIluminura0138

Comentários

Zeus, senhor do Olimpo, está sentado em elaborado trono, enfeitado com esfinges e flores estilizadas. Nas mãos, os três símbolos de seu poder, atributos que facilitam a identificação do deus em imagens antigas: o cetro, a águia e os raios. Debaixo do trono há duas pequenas figuras de jovens do sexo masculino em posição de luta.

Em segundo plano, sentada ao seu lado, a deusa Hera, esposa legítima do pai dos deuses e dos homens.

Diante do trono está Íris, a alada mensageira dos deuses, com uma enócoa (jarro) e um fíale (prato) nas mãos, preparando uma libação. Alguns autores interpretam a imagem como Hebe, a futura esposa de Héracles.

f0213
Fig. 0213. Desenho da cena A.

À direita (Fig. 0213, supra) estão Atena e Hermes, de pé, e Posídon, sentado. Todos são facilmente reconhecíveis pelos atributos característicos: capacete, égide e lança (Atena), peixe (Posídon) e kerykeion, chapéu pontudo e botas alados (Hermes).

O tema da reunião deve ser coisa séria... Já a Cena B, não mostrada aqui, representa uma divina reunião musical: Hermes com uma siringe, Apolo com uma cítara, Dioniso e mulheres (mênades?), uma delas com crótalos.