Vitória alada / vista frontal esquerda
Vitória alada / vista frontal esquerda

A Vitória Alada de Samotrácia

-200/-190
Estátua de mármore branco de Paros. Santuário dos Grandes Deuses

A escultura é original, i.e., não se trata de cópia romana; tem 2,44 metros de altura e foi descoberta em 1863 na ilha de Samotrácia por Charles Champoiseau, cônsul francês e arqueólogo amador.

Ela representa a deusa Nice, personificação da vitória em combate, com as vestes (um chiton recoberto por himation) coladas no corpo pelo vento. Grande parte da mão direita foi também encontrada e também está em exposição no Louvre, que promoveu várias restaurações desde sua descoberta, a mais recente entre 2013 e 2014.

O santuário de Samotrácia teve grande renome durante os Períodos Clássico e Helenístico devido ao culto de mistérios. Era dedicado aos Grandes Deuses (gr. Μεγάλοι Θέοι), provavelmente os Cabiros (gr. Κάϐειροι), misteriosas divindades ctônicas pré-helênicas sobre quem pouca coisa se sabe.

O autor da escultura é desconhecido. Supunha-se, até alguns anos atrás, que poderia ser Pitocritos de Rodes (fl. -200/-165) devido a uma inscrição fragmentária (Louvre Ma 4194) encontrada no mesmo templo, em 1891. Nela se lê: …Σ ΡΟΔΙΟΣ, provavelmente ‘[PITOCRITO]S, O RODIANO’ (sc. de Rodes).

Muitas esculturas foram criadas por ele em Rodes, mas é provável que a inscrição se refira a outra obra não encontrada e que era parte do santuário, hipótese adotada por grande parte dos eruditos modernos e pelo Museu do Louvre.

Vitória alada de Samotrácia: reconstrução do aspecto original
Fig. 0034. Reconstrução do aspecto original.

Originalmente, a deusa estava de pé sobre a proa de uma nau igualmente esculpida, cujos remanescentes foram descobertos alguns anos mais tarde. O conjunto tem 5,57 metros de altura e comemorava uma vitória naval dos rodianos sobre Antíoco III, no século -II.

Esses aspectos são confirmados, em certa medida, por imagens de moedas de Demétrio I da Macedônia (-337/-283) (Ilum. 1155, imagines alterae) que, embora não reproduzam especificamente Nice, ilustram como a deusa era imaginada no Período Helenístico (Ilum. 0134f-g) e concordam em grande parte com os achados arqueológicos.

Veja nas Ilum. 0134a-c e 0134e a estátua sob outras perspectivas; na Ilum. 0134d, vê-se Nice sobre a proa do navio onde originalmente ela estava.

A Ilum. 0134f é uma antiga imagem trabalhada em PhotoShop para realçar as linhas da figura da deusa contra fundo negro. Era mostrada na página de entrada do Portal entre 1999 e 2004, época dos computadores pessoais com monitores de baixa resolução.

A Ilum. 0134g e a Fig. 0034 são reconstruções conjeturais da escultura original. Note-se que não é obrigatório que a deusa estivesse soprando uma trombeta como na Ilum. 1155 (infra), pois a mão direita poderia estar, simplesmente, erguida. Mas a mão esquerda provavelmente seguia a convenção vista nas moedas de Demétrio I.

registro nº0134
proveniênciaSamotrácia
acervoParis, Museu do Louvre
imagemMarie-Lan Nguyen, 2007
0134a  Tory Brown, 08/10/20140134b  Dylan Thomas, 03/08/20050134c  Kiko León, 09/08/20040134d  Nathanael Burton, 07/11/20140134e  “Angelabaca”, 16/09/20070134f   Sílvia H. Manfio (mod.), 19990134g  M. Zumbush, 1875 (Reinach, 1891, p. 93)
licença de usodomínio público
0134a  CC BY-NC 2.00134b  CC BY 2.00134c  CC BY-SA 2.50134d  CC BY-SA 2.00134e  CC BY-NC-ND 2.00134f  CC BY-NC-ND 4.00134g  CC BY-SA 3.0