Deusa-mãe de Nea Nikomedia

-6000
Estatueta de argila. Nea Nikomedia, Macedônia

Estatuetas de mulheres bastante rechonchudas, possivelmente grávidas, são relativamente comuns em sítios neolíticos da Europa e do Oriente Médio. Segundo os especialistas, elas são, provavelmente, representações de deusas-mães neolíticas.

Os traços esquemáticos e os sinais de gravidez sugerem um paralelismo entre a fertilidade da mulher e a fertilidade da terra, essencial para comunidades economicamente depedendentes da agricultura. Devido às nádegas proeminentes, são muitas vezes ditas “esteatopígeas” — palavra grega que significa, literalmente, ‘de bumbum gordo’ .

Essas figuras são em geral muito semelhantes às das “vênus” paleolíticas, possivelmente associadas à abundância e à renovação da natureza selvagem em que viviam os caçadores-coletores primitivos.

Fig. 0015. Estatueta de argila. Sesklo, -5300/-4400.

As primeiras ocorrências dessa natureza, em territórios gregos, datam do VI milênio a.C., aproximadamente. A estatueta de Nea Nikomedia, uma das mais antigas, foi descoberta em território posteriormente ocupado pela Macedônia. Os olhos amendoados da estatueta e a arquitetura geral da imagem lembram exemplares de deusas-mães encontrados em Hacilar, Anatólia; esse é um dos indícios de que os colonizadores neolíticos da Grécia podem ser oriundos dessa região.

A Fig. 0011a representa uma estatueta do mesmo tipo, procedente de Sesklo e cerca de um milênio mais nova; infelizmente, a cabeça se perdeu.

A ubiquidade desse tipo de estatueta feminina em sítios paleolíticos e neolíticos atesta a persistência de crenças relacionadas com a fertilidade da natureza selvagem (caça e pesca) ou da natureza cultivada (agricultura) ao longo do Paleolítico e do Neolítico, pelo menos.

Veja também as outras imagens do Portal que representam a deusa mãe, eventualmente acompanhada de uma criança, em imagines alterae.

registro nº0011
acervoMuseu Arqueológico de Veroia
imagemAaron Wolpert, 08/04/2004
fonte / ©FlickR
licença de usoCC BY 2.0