arte200 palavras

Onésimo

Ὀνήσιμος Onesimos fl. -510 / -480
Atletas usando o estrigilAtletas usando o estrigil

Onésimo, um dos sucessores imediatos do grupo dos Pioneiros, notabilizou-se pela decoração de cálices de figuras vermelhas.

Esteve ativo em Atenas entre -510 e -480, aproximadamente, e dele conhecemos uns 150 vasos, a maioria fragmentária.

Alguns deles, criados por volta de -500 e anteriormente atribuídos a um certo “Pintor de Panaitios”, representam uma fase inicial da carreira de Onésimo. Outros vasos de estilo semelhante, um pouco mais antigos e denominados “pré-panaíticos”, sinalizam algumas das influências iniciais em sua obra.

Muitos vasos decorados por ele foram criados pelo ceramista (e pintor) Eufrônio, em seus últimos anos, que deve ter também inspirado a arte de Onésimo.

Em sua obra predominam cenas do dia a dia e de jogos atléticos, mas recorreu também a temas míticos, alguns deles representados pela primeira vez. Suas figuras são menos estáticas, menos esquemáticas e têm mais detalhes anatômicos do que as de seus antecessores. As faces de algumas figuras são expressivas e realistas, particularmente os olhos e o cabelo.

No geral, as pinturas de Onésimo transmitem uma certa vivacidade que transcende a relativa rigidez das figuras do Período Arcaico e prenunciam a arte do Período Clássico. Seu estilo parece ter influenciado, particularmente, o Pintor de Antifonte.