Cartas / Um convite de casamento

Seção: língua grega & inscrições250 palavras
P. Oxy. 1487 séc. IV
iiniCenas de um casamento

O papiro de Oxirrinco nº 1487 foi encontrado em 1904-6 por Bernard Grenfell e Arthur Hunt, da Universidade de Oxford. Trata-se de um convite de casamento do século IV, encaminhado aos convidados no dia anterior à cerimônia. Dado o curto tempo disponível, deve ter sido entregue por um servo da família.

f0223
Fig. 0223. P. Oxy. 1487

A folha é pequena (8.3 × 7 cm), a escrita é cursiva e apressada (Fig. 0223); texto difícil de decifrar por não especialistas. A editio princeps é de Arthur Hunt (1916, p. 244).

καλῖ* σε Θέων υἱὸς Ὠριγένους εἰς τοὺς γάμους τῆς ἀδελφῆς ἑαυτοῦ 5 ἐν τῇ αὔριον ἥτις ἐστεὶν* Τῦβι θ* ἀπὸ ὥρ(ας) η. Theon, filho de Orígenes, convida-te para o casamento de sua irmã. 5 Amanhã, dia 9 de Tubi, na oitava hora.

Notas textuais

  1. Data do casório: 1º de Tubi corresponde a 27 de dezembro, pelo menos no século II; o 9º dia seria, então, 5 de janeiro.
  2. Aparato crítico:
    1  καλῖ = καλεῖ    6  ἐστεὶν = ἐστὶν    θ = corr. ex η
  3. Fonte:
    © Duke Databank of Documentary Papyri, licença CC BY 3.0 [disponível on-line]

Comentários

Chegaram até nós outros convites similares (e.g. P. Oxy. 1486), enviados no mesmo dia do casamento. Isso sinaliza que, pelo menos no final do Período Greco-romano, a cerimônia e as festividades se restringiam a parentes e amigos que viviam na mesma localidade.

Atualmente o papiro está em Baltimore, na Biblioteca Milton S. Eisenhower da Johns Hopkins University.