Tessália e Magnésia

Planície tessaliana e o rio PeneuPlanície tessaliana e o rio Peneu

A Tessália (gr. Θεσσαλία) propriamente dita é uma ampla planície localizada ao norte da Grécia central, entre a Cadeia do Pindo a oeste, o Mar Egeu e o Monte Ossa, a leste, o monte Olimpo (2917 metros) e a Macedônia, ao norte, e o Golfo Malíaco e o Monte Eta, ao sul.

Fig. 0140

Os verões são quentes e o inverno é menos severo que nas demais regiões gregas; as planícies são muito férteis.

A Tessália limita-se ao norte com a Macedônia, da qual está separada pelo Monte Olimpo, e ao sul com o Golfo Malíaco e o Monte Eta, que a separam da Lócrida, da Fócida e da Etólia.

Entre o Monte Otris e o Monte Eta fica o vale do Rio Espérquio; ao norte fica o vale do Tempe, por onde corre o rio Peneios, um dos raros rios perenes da Grécia, em direção ao Mar Egeu.

As póleis mais importantes da Tessália eram Larissa, Trica, Farsala, Otris e Feras.

A estreita faixa de terra em forma de crescente ao longo da costa do Egeu, conhecida por Magnésia (gr. Μαγνησία) em tempos antigos, era parte da Tessália na Antiguidade. Ao sul da Magnésia fica o Golfo Pagasítico e, a leste, o Monte Pélion.

Comunidades e póleis mais importantes: Sesklo e Dimini, durante o Neolítico, e Iolco, Tebas Ftiótica, Demétrias e Pagasai nas etapas históricas seguintes.