Aristarco de Samos

Ἀρίσταρχος Aristarchus Samius Astronomus Aristarch. Sam.
página esquemática / provisória

Aristarco de Samos (gr. Ἀρίσταρχος), astrônomo e matemático grego, foi o primeiro a apresentar um modelo heliocêntrico para o sistema solar.

A descoberta foi, porém, desconsiderada pelos demais cientistas da Antiguidade e da Idade Média em favor dos modelos geocêntricos de Aristóteles e de Cláudio Ptolomeu.

Nasceu em Samos c. -310 e viveu até -230, aproximadamente. Estudou com Estraton de Lâmpsaco (-340/-268), antigo discípulo de Aristóteles, no Liceu de Alexandria.

De acordo com uma passagem de Arquimedes de Siracusa (c. -287/-212) em seu livro Calculador de Areia (gr. Ψαμμίτης), Aristarco sugeria que o Universo é maior do que então se pensava, que o Sol e demais estrelas eram fixas, que o Sol ocupava o centro do nosso sistema planetário e que a Terra girava em torno dele em órbita semelhante a um círculo (Aren. 2.135.8-136.4).

O único texto de Aristarco que chegou até nós, Dos tamanhos e distâncias [do sol e da lua], considera o modelo geocêntrico, com a Terra no centro do sistema solar. Não se sabe se é anterior ou posterior à obra citada por Arquimedes.