Gregório de Nazianzo

Seção: literatura grega
Γρηγόριος ὁ Ναζιανζηνός Gregorius Nazianzenus Theologus Greg. Naz.
página esquemática / provisória

Gregório de Nazianzo (gr. Γρηγόριος ὁ Ναζιανζηνός), filósofo, teólogo e orador cristão com formação clássica, viveu entre 329 e 390, exerceu grande influência em sua própria época e foi, juntamente com Atanásio de Alexandria, grande defensor da ortodoxa doutrina da Trindade, aceita atualmente pelo cristianismo. Foi canonizado como São Gregório de Nazianzo.

iGregório de Nazianzo

Seus pais eram ricos proprietários e cristãos convertidos. Gregório começou os estudos em Nazianzo, a pequena cidade da Capadócia (Ásia Menor) onde nasceu, depois em Cesareia e em Atenas. Amigo de Basílio de Cesareia, ainda jovem defendeu a fé cristã contra o imperador Juliano (que conheceu quando estudava em Atenas) e contra o arianismo, heresia em ascenção.

Em Anastasia, perto de Constantinopla, Gregório proferiu muitos de suas célebres homílias contra o arianismo e em defesa da ortodoxia cristã acordada no primeiro Concílio de Niceia (325). Em 381, após o Concílio de Constantinopla, voltou para Nazianzo, onde faleceu alguns anos depois.

Grande parte de suas obras escritas, notadamente homílias, epitáfios, poemas, cartas e uma autobiografia, chegaram até nós.