logo

Antonino Liberal / Metamorfoses

Seção: literatura grega
Ἀντωνῖνος Λιβερᾶλις Antoninus Liberalis Mythographus Ant. Lib. AD 100/300
 
Morte de Acteon
página esquemática / provisória

Metamorfoses (gr. Μεταμορφώσεων Συναγωγή) é uma coletânea ou compilação de 41 relatos em prosa de metamorfoses sofridas por mortais devido a algum tipo de ofensa contra uma das divindades.

A maior parte dos relatos, baseados em Ferécides, Apolônio de Rodes, Nicandro e outros autores, não tem final feliz. Alguns casos são versões de mitos já conhecidos, outros são histórias contadas apenas pelo autor, que com frequência menciona fontes mais antigas.

Desde a Antiguidade a obra é atribuída a Antonino Liberal (gr. Ἀντωνῖνος Λιβερᾶλις), possivelmente um gramático que viveu em meados do Período Greco-Romano. Nada sabemos a respeito de sua vida.

O texto, de estilo simples e direto, chegou até nós através de um único manuscrito, o Palatinus Heidelbergensis graecus 398, datado do final do século IX atualmente conservado na Bibliotheca Palatina de Heidelberg.

Editio princeps: Wilhelm Xylander (Basileia, 1568), importante particularmente porque algumas folhas do manuscrito desapareceram posteriormente. Edições mais importantes: Martini (1896), Cazzaniga (1962) e Papathomopoulos (1968).

Em português, dispomos da recente tradução de Pereira (2007).