Lisipo

Λύσιππος Lysippus fl. -360 / -315

Segundo a tradição, era o escultor favorito de Alexandre III da Macedônia.

Lisipo era natural de Sicíon e floresceu entre -360 e -315.

Trabalhou principalmente com o bronze. Suas obras primavam pelo naturalismo, pelo detalhe e pela fluidez e consta que introduziu alterações no cânone proposto décadas antes pelo bronzista Policleto (fl. -450/-420), diminuindo o tamanho da cabeça e fazendo o corpo mais magro, de modo a dar a impressão de que a estátua era mais alta.

Esses critérios de proporção (ver Ilum. 0694a) exerceram profunda influência em seus sucessores (Bowder, 1988). Lisipo teve vários discípulos que se tornaram famosos, entre eles Cares de Lindos, o construtor do Colosso de Rodes.

Uma das características das obras de Lisipo (fl. -360/-315) era a multiplicação dos pontos de vista (Bendala, 1991); para compreender a obra, era necessário rodeá-la e vê-la por todos os ângulos. Não bastava a visão frontal, como se faz para apreciar quase todas as estátuas arcaicas e algumas estátuas clássicas.

Lisipo foi, consequentemente, precursor das estátuas com perspectiva múltipla do Período Helenístico e aparentemente especializou-se em estátuas de atletas e em retratos, notadamente de Alexandre III da Macedônia. Outras de suas obras seriam o Apoxiômeno e o Héracles Farnese.

Veja mais algumas informações sobre Lisipo nas imagens do Apoxiômeno, do Héracles Farnese e do busto de Aristóteles; leia também os comentários sobre os bustos de Alexandre III esculpidos por Lisipo na Ilum. 0800.