O ciclo tebano

Θηβαϊκὸς Κύκλος

Coletânea de lendas que envolvem a antiga e próspera cidade de Tebas, uma das mais importantes da Beócia, e a família real.

miniaturaRuínas da Cadmeia

Os mitos mais antigos, de Europa, Cadmo, Anfíon e Zeto, contam a fundação e a formação de Tebas; o de Sêmele, mãe de Dioniso, e de Acteon, morto pelos cães de Ártemis, exemplificam o atribulado relacionamento da família com os deuses.

O núcleo mais importante do ciclo, no entanto, é a história dos labdácidas, notadamente as de Laio, de Édipo e de seus filhos, Etéocles, Polinices e Antígona.

O episódio dos Sete contra Tebas, que envolve os filhos de Édipo, representa o primeiro grande empreendimento militar da Era Mitológica (Hesíodo, Trabalhos e Dias 161-3). Esse conflito ocorreu apenas uma geração antes do segundo e último empreendimento, a Guerra de Troia.

A lenda de Alcmeon, filho do guerreiro e adivinho argivo Anfiarau, de certa forma faz parte do ciclo tebano, uma vez que se refere às consequências de vários eventos ligados ao episódio dos Sete contra Tebas.

O adivinho Tirésias, finalmente, tem vínculos com o mito de Héracles e participou de vários eventos do ciclo tebano ao longo de várias gerações.