Vasos arcaicos de figuras vermelhas

-750 / -480

Nas últimas décadas do século -VI, a nova técnica decorativa de figuras vermelhas se tornou mais popular e ddifundida do que a de figuras negras.

miniaturaCavaleiro passeando

As evidências sugerem que, por volta de -530, o Pintor de Andócides (fl. c. -530/-515), um dos mestres do estilo de figuras negras, inventou a nova técnica.

O fundo do vaso era pintado de preto; as figuras eram deixadas na mesma cor da argila (ou seja, vermelho-alaranjado) e desenhadas com um pincel macio, sem as incisões utilizadas na técnica anterior. Os contornos eram delineados com linhas grossas, "em relevo"; os detalhes internos, com linhas mais finas e suaves; e algumas cores, em geral o vermelho e o branco, eram ocasionalmente acrescentadas para realçar as figuras. O uso do pincel, que possibilitou o aperfeiçoamento da perspectiva e maior riqueza de detalhes anatômicos, tornou as imagens mais flexíveis, móveis e realistas.

Os vasos mais antigos são chamados de "bilíngues", pois no mesmo vaso havia uma cena com a técnica de figuras negras, de um lado, e com a de figuras vermelhas, do outro. Mais raramente, a mesma cena era pintada duas vezes, uma com cada técnica. Logo, porém, a decoração passou a ser feita exclusivamente com a nova técnica.

As cenas pintadas nos vasos de figuras negras eram altamente estereotipadas; com a nova técnica, nota-se uma variedade bem maior de temas. Os autores de vasos de figuras vermelhas recorreram a temas míticos com muito menos frequência do que seus antecessores; preferiam cenas do dia-a-dia, esportes, eventos públicos, sacrifícios, artesãos em atividade e até cenas históricas.

Os pintores de figuras vermelhas eram mais especializados do que os antecessores. Alguns, por exemplo, decoravam preferencialmente taças e pequenos vasos; outros, apenas vasos grandes.

Durante o Período Arcaico, além do Pintor de Andócides, outros artistas importantes foram: Fíntias (c. -525/-510), Paseas (c. -520/-510); Eufrônio e Eutímides (c. -520/-505); Olto (c. -525/-500); o Pintor de Cleofrades (c. -505/-475); o Pintor de Berlim e o Pintor de Brigos (c. -500/-480); Onésimo (c. -505/-485) e Douris (c. -500/-470).