música230 palavras

Instrumentos musicais

O tocador de liraO tocador de lira

Depois da voz humana, o primeiro de todos instrumentos musicais, parece que o mais antigo instrumento do Egeu é um assobio de osso descoberto em Creta e datado de -3700/-3600.

No início da Idade do Bronze já existiam o aulo e a harpa, a julgar pelas estatuetas retratando músicos, notadamente nas Cíclades. Devido à grande difusão dos artefatos cicládicos nessa época, é provável que as populações contemporâneas de todo o Egeu conhecessem esse tipo de instrumento já em -2500.

Na Grécia Continental, a mais antiga representação de instrumentos musicais é uma antiga lira, presente no “afresco do tocador de lira”, encontrado no palácio micênico de Pilos (Englianos, -1300/-1200).

Para os antigos gregos o uso de instrumentos era parte essencial de todos os cultos religiosos e comemorações cívicas. Durante o Período Arcaico, a voz do cantor ou do declamador tinha sempre acompanhamento musical, da mesma forma que os coros trágicos durante o Período Clássico.

Os principais instrumentos musicais gregos podem ser agrupados em duas grandes famílias: a do aulo, instrumento de sopro, e a da lira, instrumento de cordas. Sua difusão na vida grega pode ser inferida a partir da cerâmica: um em cada dez vasos contém a pintura de um instrumento musical.

Outros instrumentos, como a harpa, os tamborins e os címbalos, tiveram presença menos marcante na cultura grega.