Afrodite

Ἀφροδίτη Afrodite em Roma: Vênus
μοῦσά μοι ἔννεπε ἔργα πολυχρύσου Ἀφροδίτης,
Κύπριδος, ἥτε θεοῖσιν ἐπὶ γλυκὺν ἵμερον ὦρσεν
καί τ' ἐδαμάσσατο φῦλα καταθνητῶν ἀνθρώπων
οἰωνούς τε διειπετέας καὶ θηρία πάντα,
ἠμὲν ὅσ' ἤπειρος πολλὰ τρέφει ἠδ' ὅσα πόντος·

Conta-me, musa, as façanhas da dourada Afrodite,
a Cíprica, que inspirou nos deuses o doce desejo
e conquistou as raças de homens mortais,
as aves do céu, todos os numerosos animais
que a terra nutre, e todos os do mar.

Deusa do amor e da beleza sensual, mais especificamente do amor carnal; era capaz de seduzir a todos, deuses ou mortais.

miniaturaAfrodite ou
Vênus Calipígea

Para os gregos, Afrodite era a própria personificação do desejo, do amor e do prazer sensual. Sua origem é bastante controvertida, e pode remontar à época micênica. Há também nítidas semelhanças entre Afrodite, a Istar-Astarte semita e a grande-mãe neolítica, senhora dos animais e símbolo da fertilidade.

Há duas versões correntes para o nascimento de Afrodite. A versão mais antiga é provavelmente a divulgada por Hesíodo, que a dá como filha de Urano; a mais recente, mencionada por Homero, Eurípides e Pseudo-Apolodoro, relata ser ela filha de Zeus e Dione. De qualquer modo, Afrodite é um dos deuses olímpicos.

O local de seu nascimento pode ter sido a ilha de Citera, ao sul do Peloponeso, ou Chipre; daí ela ser frequentemente chamada de Citereia ou de Cípris.

Mitos

Embora casada com Hefesto, o deus do fogo, Afrodite teve pelo menos dois amantes notáveis: Ares, o deus da guerra, e Anquises, um descendente de Trós, o primeiro rei de Troia.

De sua ligação com Ares nasceram Eros, o deus que desperta paixões em homens e deuses com suas flechas; Fobos e Deimos, o medo e o pavor; e a bela Harmonia. De Anquises nasceu o herói troiano Eneias, considerado pelos romanos ancestral de Rômulo e Remo, os míticos fundadores de Roma.

Em mitos tardios, atribui-se também a ela a maternidade do deus Príapo, divindade de origem asiática que possuía enorme falo e era associada a rituais dionisíacos.

Mitos selecionados

Afrodite é personagem de numerosas lendas, e eram especialmente notórias suas vinganças quando não era reconhecida ou era menosprezada por alguém. Exceção à regra é a sua participação na lenda de Pigmalião.

Além dessa lenda, a do Julgamento de Páris, a de Adônis, a de Psiquê e a de Teseu e Hipólito, o episódio mais famoso é o da rede de Hefesto, contado pelo poeta da Odisseia.

Afrodite e Ares expostos

Tendo finalmente descoberto os amores de Ares e Afrodite, graças a uma informação de Hélio, o sol, Hefesto decidiu vingar-se. Armou em volta de seu leito uma rede invisível e inquebrável, e na primeira oportunidade a armadilha se fechou e prendeu os dois amantes. Hefesto chamou então os outros deuses que, ao verem Ares e Afrodite naquela situação embaraçosa, soltaram uma “gargalhada inextinguível” (Odisseia 8.326).

Instado por Posídon — o único que não ria —, Hefesto libertou os dois amantes e eles partiram, envergonhados. Ares foi para a Trácia, provavelmente para se distrair com alguma guerra; Afrodite foi para Chipre. De acordo com o malicioso Homero, ela só pensou em trocar de roupa e refazer a toalete...

Iconografia e culto

Nos Períodos Arcaico e Clássico Afrodite era representada como uma mulher bela e jovem, sempre vestida, às vezes com um certo ar lânguido que apenas insinuava seu status de deusa do amor. A partir do fim do Período Clássico, após a Afrodite de Cnidos, famosíssima escultura de Praxíteles, passou a ser mostrada com formas voluptuosas, nua ou sumariamente vestida, em poses nitidamente provocantes. Nas pinturas de vasos, no entanto, quase sempre aparecia vestida.

Eros, as ninfas e as Cárites eram com frequência representados em sua companhia; a pomba era o animal habitualmente associado a ela.

O nascimento de Afrodite e a deusa durante o banho (ou durante a toalete) foram temas muito usados pelos pintores antigos, neoclássicos, renascentistas e posteriores. Os pintores neoclássicos utilizaram, com frequência, os amores de Afrodite como tema de suas obras. Ela usualmente aparece com Ares ou Adônis e, mais raramente, com Anquises. Outras vezes, é mostrada sozinha ou na companhia de Eros.

Afrodite era cultuada em toda a Grécia. Os santuários mais famosos ficavam em Pafos, Chipre, Citera e Corinto; da época romana em diante, também no Monte Érix, Sicília.