Ps.-Apolodoro / Biblioteca 1.7.2-3

Apollod. 1.7.2-3sæc. I / II
tradução / grego antigo

A passagem apresenta uma das versões míticas da origem dos povos helênicos, a partir de Hélen. Poderíamos titular informalmente o trecho de Descendentes de Hélen.

2. (...) E Deucalião teve filhos com Pirra: primeiro, Hélen, que segundo alguns era filho de Zeus; segundo, Anfiction, que reinou sobre a Ática, depois de Cranau; (terceiro), uma filha, Protogênia, que com Zeus teve Étlio.

3. Hélen teve, com a ninfa Orseide, Doro, Xuto e Éolo. Aos que eram chamados de gregos ele deu o nome de helenos, derivado do seu[1], e dividiu a região entre seus filhos. Xuto recebeu o Peloponeso e, com Creusa, filha de Erecteu, gerou Aqueu e Íon; de Aqueu e de Íon os iônios receberam seus nomes. Doro recebeu a região oposta, o Peloponeso, e chamou os colonizadores de dórios, como ele. Éolo reinou nas regiões próximas da Tessália e chamou os habitantes de eólios. Casou-se com Enarete, filha de Dímaco, e gerou sete filhos: Creteu, Sísifo, Átamas, Salmoneu, Díon, Magnes e Perieres; e cinco filhas: Canace, Alcione, Pisídice, Calíce e Perimede. (...)