A “suplicante” Barberini

séc. ii
Cópia romana de escultura grega. Mármore pentélico

Moça sentada em plataforma (altar ?), sem uma das sandálias, quíton desalinhado, busto esquerdo desnudo, apoiada no braço esquerdo e com braço direito ligeiramente erguido. A imagem grega original, cujo estilo é próximo ao de algumas esculturas do Parthenon, data de -430/-420; há outras cópias no Vaticano, em Leningrado e em New York (ver Ilum. 1839b). Ela já foi atribuída ao béocio Calamis e a Policleto, mas o autor é efetivamente desconhecido.

O busto feminino desnudo é tema relativamente comum na escultura grega a postura desta obra em particular representa, segundo alguns estudiosos, uma suplicante. A súplica a divindades (geralmente no altar de um templo) ou a outros personagens é tema relativamente frequente na tragédia grega. Rituais / cenas de suplicação fazem parte das tragédias Suplicantes e Eumênides, de Ésquilo; Édipo em Colono, de Sófocles; Medeia, Suplicantes e Heraclidas, de Eurípides. Outras interpretações, todavia, têm sido propostas, por exemplo a representação de mulher vítima de violência humana ou divina.

Não há acordo também quanto ao personagem mítico representado pela escultura. Pensou-se já em Dânae, , Calisto, Penélope, Ariadne, Laodâmia (esposa de Protesilau), Alceste, Ifigênia, Electra, a Pítia, uma Erínia, uma das musas, uma mênade, Afrodite, Nice (sem asas) e, finalmente, Cassandra.

registro nº1389
acervoParis, Museu do Louvre
1389b  New York, Museu Metropolitano de Arte
nº inventárioMa 3433
1389b  18.145.54
imagemDaniel Lebée, Carine Déambrosis
1389b  Rogers Fund, 1918
abreviaturaParis Ma 3433