Héracles e o centauro Nesso

-675/-650
Ânfora protoática. Esmirna (?)
Pintor de Nesso de New York

As cenas se restringem ao colo (leão ataca uma corça) e ao grande painel no ventre da ânfora (Héracles subjuga Nesso). As figuras são bem delineadas, com traços firmes de cor vermelho-marrom; algumas partes do seu interior foram preenchidas em vermelho, outras com um pouco de branco e outras deixadas na cor clara da cerâmica.

O cabelo de Héracles, de Nesso, do condutor da quadriga, mais uma ave que sobrevoa a cena e a parte traseira do cavalo têm alguns detalhes incisos (Ilum. i1341a).

Fig. 0188. Painel central, perpectiva lateral esquerda.

Na imagem principal, Héracles desce da quadriga, segura Nesso pelos longos cabelos e se prepara para desferir um golpe de espada. O centauro, inteiramente humano na parte dianteira e equino apenas na parte traseira, está ajoelhado, tem a cabeça baixa e estende as duas mãos, tradicional gesto de súplica (Fig. 0188). O condutor da quadriga tem cabelos longos também e, virado para o herói, segura o chicote e as rédeas com uma só mão, que está enluvada.

Fig. 0189. Painel central, perpectiva lateral direita.

À direita da quadriga se vê um homenzinho agitado que corre para a cena, e seu pequeno tamanho pode ser a tentativa do artista de representar um basbaque que vem de longe. o outro lado da ânfora há apenas painéis bem delimitados e ornamentados com motivos geométricos.

Etapa cultural: Protoático.

Legenda original Terracotta neck-amphora (storage jar). Attributed to the New York Nessos Painter. Period: Proto-Attic. Date: second quarter of the 7th century B.C. Culture: Greek, Attic. Medium: Terracotta. Dimensions: H. 42 3/4 in. (108.6 cm); diameter 22 in. (55.9 cm), Credit Line: Rogers Fund, 1911. Accession Number: 11.210.1

registro nº1341
nº inventário11.210.1
licença de usodomínio público
abreviaturaNew York 11.210.1