Apoteose de Homero

-225/-205
Baixo relevo de mármore assinado por Arquelau de Priene e criado provavelmente em Alexandria.

A estela foi descoberta em 1658 na Via Appia, em Bovillæ, mas deve ter sido esculpida em Alexandria e trazida pelos romanos durante o domínio romano no Egito. Há ainda controvérsias sobre a identificação das figuras representadas; segue uma das interpretações mais aceitas.

No registro superior: Zeus reclinado e, à sua esquerda, de pé, Mnemosine. No registro imediatamente abaixo: as musas Terpsícore, Euterpe, Melpômene, Tália e Clio (da direita para a esquerda). No registro do meio, logo abaixo: um poeta? (abaixo da trípode), depois as musas Erato, Apolo (?) com cítara e as musas Polímnia, Urânia e Calíope (da direita para a esquerda).

O registro inferior tem os nomes dos personagens inscritos abaixo das figuras. Da esquerda para a direita: Homero entronizado, coroado por Crono (o tempo) e Ecúmene (o mundo), que alguns eruditos acreditam serem representações de Ptolomeu IV Filopátor e de sua esposa (e irmã) Arsinoé III; ao lado do trono, representadas como meninas, a Ilíada e a Odisseia. Logo à frente de Homero está o Mito, também representado como criança, e aos pés do trono há dois ratinhos, provável alusão ao poema Batracomiomaquia, incorretamente atribuído a Homero na Antiguidade.

No centro do registro inferior há um altar de sacrifícios, e à direita dele, da esquerda para a direita estão personificações da História, da Poesia, da Tragédia e da Comédia (com máscaras teatrais), da Natureza (figura de criança), da Virtude, da Memória, da Fidelidade e da Sabedoria.

registro nº1027
acervoLondres, Museu Britânico
imagemMarie-Lan Nguyen, 2011
licença de usodomínio público