logo
847
0847X

Heróis epônimos, Hermes, Dioniso, Deméter e Ares

-447/-432

Friso leste do parthenon de Atenas. Mármore pentélico. Ictino e Calícrates, arquitetos; Fídias, escultor e diretor da obra / detalhe

AcervoLondres, Museu BritânicoImagemJanice Siegel, 2004FonteStoa Image GalleryLicençaCC BY 3.0 USIluminura0847
Comentários

Na extrema esquerda, a representação de dois heróis epônimos das tribos da Ática. Os deuses estão sentados e podem ser reconhecidos por atributos incluídos discretamente pelo escultor nas imagens: Hermes tem, sobre o colo, o chapéu de viajante; atrás de Hermes está o kerykeion, o bastão dos arautos; Deméter segura uma tocha; e perto de Ares há vestígios de uma espada (pouco visível na imagem supra).

Outras partes do friso, que recobria a parte mais alta da fachada externa da naos e da câmara do tesouro de Atena, dentro da colunata do Parthenon, serão futuramente mostradas neste arquivo...

Na Fig. 0847a, uma reconstituição artística do estado do friso nos últimos anos da vida de Péricles e de Fídias. A pintura mostra, à esquerda, a placa 47 (friso Norte) e a placa 1 e seguintes (friso Oeste). Fídias está diante do friso Oeste, dentro do perímetro de segurança. Entre os espectadores, do outro lado do cordame, Alma-Tadema representou, segundo alguns comentadores, Péricles (homem com barba), sua companheira Aspásia e, na extrema esquerda, o jovem Alcebíades.

Veja outros detalhes da estrutura e da ornamentação do Parthenon em iluminuras relacionadas. Veja também, na Fig. 0975, uma reconstituição artística das obras do friso no tempo de Péricles e Fídias.