Perseu, Andrômeda e o monstro marinho

-575/-550
Ânfora coríntia de figuras negras
Atribuição: Grupo de Andrômeda

O monstro marinho, à esquerda, tem cabeça parecida com a de um javali. Perseu, no centro, usa um pétaso, chapéu típico dos viajantes e botas de estilo oriental; no antebraço esquerdo, pende uma bolsa, certamente a que contém a cabeça de Medusa. Andrômeda, à direita, não foi representada com nenhum atributo em especial.

As três figuras estão identificadas por inscrições próximas. O alfabeto utilizado é bastante arcaico e, como em muitos outros vasos, algumas palavras foram escritas da direita para a esquerda (ΠΕΡΣΕΥΣ e ΑΝΔΡΟ[Μ]ΕΔΑ). Note-se também o uso de várias notações arcaicas, que desapareceram do alfabeto grego no final do século -V: o emprego do épsilon no lugar do eta (cf. ΚΕΤΟΣ) e da letra arcaica san (que se parece com um M) no lugar do sigma (cf. ΠΕΡΣΕΥΣ e ΚΕΤΟΣ), e o formato diferente de certos sinais, como o épsilon (Ε) que se parece com um B e o ípsilon (Υ) que se parece com um V.

Apesar da semelhança do nome, o monstro marinho, enviado por Posídon e aqui identificado por Κέτος, não deve ser confundido com Κητώ, uma das entidades marinhas primordiais da genealogia hesiódica. Κητώ foi mãe das Greias e das Górgonas, outros personagens da lenda de Perseu.

Etapa cultural: Coríntio recente

registro nº0842
proveniênciaCerveteri, Itália
nº inventárioF 1652
imagemNick Thompson, 07/12/2016
fonte / ©FlickR
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0
abreviaturaBerlim F 1652