Falange hoplítica

c. -650/-640
Olpa protocoríntia (“Vaso Chigi”)

O olpe mostra três grupos de hoplitas gregos rumo ao combate, distribuídos em dois frisos. Todos têm elmos com penachos, couraças, grevas, vestem túnica bem curta, o quitoniscos, e portam escudos e lanças. Os dois grupos da imagem acima, conduzidos por um auleta, usam escudos com decoração geométrica; o grupo da direita, que marcha contra os outros dois, tem escudos decorados com figuras de animais (bode, andorinha, tartatuga e águia, da esquerda para a direita) e um gorgoneion. A Ilum. 0821a mostra o terceiro grupo, situado atrás do auleta (nem todos os hoplitas do registro superior aparecerem nessas imagens).

0184
Fig. 0184. Vista posterolateral direita.

Essa é uma das mais antigas evidências dos frequentes choques armados entre póleis rivais durante o século -VII e da falange hoplítica. O pintor utilizou habilmente a policromia (amarelo, vermelho, branco) e algumas linhas incisas para os detalhes, a fim de dar vivacidade e realismo à representação.

Dentre as demais cenas do vaso, a Ilum. 0821b mostra a mais antiga imagem conhecida do Julgamento de Páris, infelizmente danificada. Há duas inscrições visíveis, no antigo alfabeto coríntio: ΑΘΑΝΑΙΑ, ‘Atena’, e ΑΦΡΟ[   ], ‘Afro[dite]’.

A Ilum. 0821c é uma caçada ao leão (compare com o anel de sinete micênico da Ilum. 0216 em imagines alterae). Na extrema direita dessa imagem, vê-se outro pedaço do Julgamento de Páris, que mostra o próprio Páris e uma inscrição parcial: ΑΛ[   ]ΟΜ, ‘Al[exandr]e’, o outro nome de Páris.

Áreas da decoração não mostradas aqui de forma mais completa: cena de caça a lebres e à raposa; cortejo de carruagens e cavaleiros (registro médio, Ilum. 0821d) que se deparam com uma esfinge de corpo duplo, de nítida influência oriental; cães caçando vários animais.

Veja, em imagines alterae, mais informações sobre a falange grega.

Etapa cultural: Protocoríntio médio.

registro nº0821
proveniênciaFormello, Itália
acervoRoma, Museu Nacional Etrusco
nº inventário22679
imagemDan Diffendale
0821b  Egisto Sani, 08/01/20150821d  Egisto Sani, 08/01/2015
fonte / ©FlickR.com/groups/chiron/" target="_blank" rel="noopener">Chiron CC Images
0821b  FlickR0821d  FlickR
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0
0821b  CC BY-NC-SA 2.00821d  CC BY-NC-SA 2.0
etc