Péricles (-495/-429)

sæc. ii?
Busto com capacete coríntio. Cópia romana de mármore da obra atribuída ao escultor Crésilas (fl. -440.

Observar o texto 'Péricles, filho de Xantipo, ateniense', escrito em grego, na base do busto: ΠΕΡΙΚΛΗΣ ΞΑΝΘΙΠΠΟΥ ΑΘΗΝΑΙΟΣ.

Péricles dominou a política da cidade de Atenas entre -454 e os primeiros anos da Guerra do Peloponeso. Seu programa de construções dotou a acrópole de Atenas de grandes monumentos como o Partenon, templo dedicado à deusa Atena.

Cresilas (gr. Κρησίλας) era um escultor cretense contemporâneo de Fídias. O busto de Péricles, originalmente realizado em bronze por volta de -430, é um dos mais antigos retratos que conhecemos. É claro que pode se tratar de uma obra ficcional, como a maior parte de bustos mais recentes, datados do Período Helenístico, mas o escultor era contemporâneo de Péricles e a possibilidade não é desprezível. É provável que a imagem do grande estadista tenha sindo muito idealizada — segundo críticos da Antiguidade, Cresilas costumava idealizar os traços para conferir um aspecto "nobre" aos seus modelos.

Segundo Plínio, o Velho (HN 34.53), Cresilas esculpiu uma "Amazona Ferida", assim como outros escultores, por causa de um concurso. Temos cópias romanas atribuídas às obras de Fídias e de Policleto, mas não é certo que uma das muitas outras que existem seja uma cópia da obra de Cresilas.

Veja algumas dessas cópias em imagines alterae.

registro nº0633
acervoCidade do Vaticano, Museus Vaticanos
grupoBustos
imagemMarie-Lan Nguyen, 2006
licença de usodomínio público