Menelau e Helena, Dejanira e Nesso

c. -575
Alça de couro do escudo de bronze de Aristodamos de Argos

Esse fragmento da tira de couro presa na face interna de um escudo de bronze tem duas cenas inspiradas na mitologia grega. Linhas onduladas dividem as cenas.

No registro superior, vê-se nitidamente um guerreiro armado e uma mulher à sua direita, trazendo pela mão outra mulher à sua esquerda; há uma salamandra entre os dois. No registro inferior, outra mulher é levada a contragosto na garupa de um centauro, que segura um galho de árvore; à esquerda se vê uma uma ave em pleno voo.

getty-inscricao-alfabeto-argivo

Inscrições estão presentes na parte superior (1) e na parte inferior (2 e 3), e os caracteres correspondem ao antigo alfabeto argivo (Getty, 1985). Apenas a inscrição 3 está bem nítida.

A inscrição 1, Α𐊨Α𐌍ΑΙΙΑ (= Ἀθαναία), ‘Atena’, identifica a figura feminina à direita do guerreiro e reforça a probabilidade de a cena representar Menelau recuperando Helena após a conquista de Troia.

A inscrição 2 contém dois nomes, 𐌍𐌇𐌄𐌑𐌏𐌑 (= Νέσσος) e 𐌃𐊠𐌉𐊠𐌍 (= Δηιάν〈ειρα〉), ‘Nesso’ e ‘Dejan(ira)’, o que identifica nitidamente a cena inferior com o rapto de Dejanira, esposa de Héracles, pelo centauro Nesso.

A terceira inscrição informa, de trás para diante: 𐊠𐊕𐊊𐊰𐊗𐊫𐌃𐊠𐌌𐊫𐊰 𐊤𐅃𐌏𐌉𐌅𐌄𐌑 𐌄𐌇 𐊠𐌛Γ𐌄𐌉𐌏𐌑 (= Αριστοδάμος ἐποίησεν ε̄ Ἀργεῖος), ‘Aristodamos o Argivo (me) fez’.

Esse Aristodamos de Argos (fl. -590/-570) é o mais antigo artífice do bronze cujo nome chegou aos nossos dias.

registro nº0628
nº inventário84.AC.11
licença de usoOpen Content - Getty
abreviaturaMalibu 84.AC.11