Heraion de Samos

c. -570/-550
Parte do templo de mármore erguido sobre as fundações do antigo hecatompedon pré-arcaico. Arquitetos: Rhoikos e Theodoros

Do antigo hecatompedon[1], datado do início do século -VIII, restam hoje apenas os vestígios das fundações em meio às ruínas do enorme templo períptero (52,5 x 105,8 metros, totalmente cercado por 155 colunas) erigido no Período Arcaico. Infelizmente, o templo foi destruído alguns anos depois por um terremoto e a coluna remanescente é da reconstrução iniciada na época do tirano Polícrates de Samos (c. -538/-522).

Fig. 0035. Plano do hecatompedon I.

Veja, na Fig. 0035, a posição do altar e os pontos de apoio das colunas internas do hecatompedon I, o primeiro dos templos de Hera construídos no local.

O plano retangular para templos data do século -VIII e o primeiro heraion de Samos pertence a essa categoria. A edificação era alongada e estreita (32,8 X 6,5 metros), totalmente aberta em um dos lados menores. O teto era suportado por uma linha de doze colunas internas, de madeira, dispostas ao longo do eixo maior da construção. O altar ficava no fundo do templo, próximo à parede.

Veja também, em imagines alterae, o hecatompedon geométrico de Apolo Dafnéforo em Erétria.

registro nº0154
in situSamos
imagemTomisti, 2013
licença de usoCC BY-SA 3.0