Médico romano lendo papiro

300/325
Relevo de sarcófago romano de mármore

O falecido lê um rolo de papiro confortavelmente sentado diante de um scrinium com vários rolos de papiro na primeira prateleira. Essa é uma pose associada a filósofos, o que indica que o leitor era homem culto ou um erudito.

O scrinium era um armário ou cofre para a guarda de objetos diversos (papéis, cartas, livros, perfumes, etc.). Como os papiros eram confeccionados em forma de rolo, as bibliotecas particulares greco-romanas nada mais eram que simples armários ou prateleiras onde eram guardados os rolos.

Note-se que as letras que decoram o relevo pertencem ao alfabeto grego. Entre os romanos cultos, o domínio da língua e o conhecimento das obras gregas eram obrigatórios. É possível, portanto, que o papiro represente um obra grega. Acima do scrinium vê-se um estojo com instrumentos cirúrgicos; é certo, portanto, que o leitor era médico e que estava lendo um dos tratados da coleção hipocrática ou da obra de Galeno, os textos médicos mais utilizados da época.

Eis o texto da inscrição grega (IG XIV 943), disposto horizontalmente:

εἰ δ̣’ ἐπιτολμήσει τις τούτῳ συνθαπτέμεν ἄλλον | θήσει τῷ φίσκῳ τρὶς δύο χειλιάδας, | τόσσας καὶ Πόρτῳ καταθήσεται· ἀλλὰ καὶ αὐτῆς | τείσοι ἀτασθαλίης βλαψιτάφου κόλασιν.

O texto é uma imprecação (tradução do museu):

Se alguém ousar enterrar outra pessoa juntamente com esta, pagará ao tesouro três vezes duas mil [unidades]. É o que terá que pagar à cidade de Portus[1], e ele mesmo sofrerá a punição eterna para os violadores de sepulturas.

A Ilum. 1367 (infra) contém antigo desenho baseado neste relevo.

Legenda original. Sarcophagus with a Greek Physician. Date: early 300s. Geography: Made in Ostia, Rome. Culture: Roman. Medium: Marble. Dimensions: 21 3/4 x 23 1/4 x 84 7/8 in. (55.2 x 59.1 x 215.6 cm). Classification: Sculpture-Stone. Credit Line: Gift of Mrs. Joseph Brummer and Ernest Brummer, in memory of Joseph Brummer, 1948. Accession Number: 48.76.1.

registro nº0017
proveniênciaOstia, Roma
nº inventário48.76.1
licença de usodomínio público
abreviaturaNew York 48.76.1