Coríntia

página em construção
AcrocorintoAcrocorinto

Coríntia (gr. Κορινθία), área localizada no extremo nordeste do Peloponeso e constituída, basicamente, pela fértil Planície de Corinto, designa a região onde fica a antiga pólis de Corinto.

Grécia. Mapa Coríntia
Fig. 0148

Limita-se com a Acaia, a oeste, com o Istmo de Corinto até o Monte Geraneia, a leste, com a Argólida, ao sul, e com o Golfo de Corinto, ao norte.

Note-se que os limites entre a Argólida e a Coríntia, na Antiguidade, sempre foram bastante fluidos, como atesta Pausânias.

A mais importante pólis da região desde tempos remotos, Corinto ocupa posição estratégica na entrada do Istmo e, com isso, sempre controlou o acesso terrestre ao Peloponeso e teve acesso direto ao mar através do Golfo de Corinto.

miniaturaSicíon, Corinto e o Istmo

Outra pólis importante na Antiguidade foi Sicíon, a oeste de Corinto, situada praticamente no limite entre Coríntia e Acaia e a poucos quilômetros da costa.

Durante o Período Arcaico os jogos ístmicos se tornaram parte do circuito de festivais pan-helênicos e eram celebrados a cada dois anos em Ístmia, no santuário consagrado a Posídon [Ilum. 0885], de -582 ao século V.

Em Peracora, perto de Ístmia, havia um importante santuário dedicado a Hera.

Em Nemeia, local que em tempos remotos ficava na Argólida, viveu o mítico leão de Nemeia, morto por Héracles, e eram celebrados os jogos nemeus a cada dois anos.