Modalidades atléticas

Nenhum povo antigo deu tanta importância à prática esportiva como os gregos, ao ponto de a "ginástica", ou seja, a atividade_física, (...) (ser) parte importante do processo educativo e uma das muitas diferenças que os helenos faziam entre eles e os bárbaros.
Furio Durando, 2005, p. 82
Héracles contra AnteuHéracles contra Anteu

Atletismo vem da palavra grega ἆθλος, ‘competição, disputa’, aplicável tanto a guerras quanto a eventos esportivos.

O significado de “atletismo” abrange tanto a natureza competitiva e individual da antiga prática esportiva grega, quanto o caráter eminentemente coletivo da falange nas guerras gregas.

Com o tempo, a palavra passou a ser aplicada mais às práticas esportivas; ἆθλον, ‘prêmio’ (mesmo radical), designava o prêmio concedido ao vencedor.

Cenas de vasos do Geométrico Recente (-760/-700) em diante e os poemas homéricos comprovam que muitas modalidades esportivas e competições estavam já bem definidas na segunda metade do século -VIII — talvez muito antes, a julgar por conhecido afresco minoico do século -XVI [Ilum. 0193].

Tanto nos jogos fúnebres promovidos por Aquiles em honra de Pátroclo (Ilíada 23.257-897) quanto na participação de Odisseu nos jogos atléticos dos feácios (Odisseia 8.100-233) encontramos modalidades esportivas já bem definidas: a corrida a pé, a corrida de carruagens, o boxe, a luta, o lançamento de dardos e de disco e o tiro com arco. Elas integrariam, posteriormente, o núcleo das competições esportivas dos festivais gregos.

Outras modalidades foram progressivamente incluídas nos Jogos Olímpicos e demais festivais entre os séculos -VII e -V.

O esporte grego era restrito aos adultos do sexo masculino e os atletas treinavam e competiam usualmente nus, recobertos de óleo, ou com trajes muito sumários. Em alguns jogos havia, porém, competições específicas para adolescentes e para adultos mais jovens. As mulheres aparentemente podiam — pelo menos em épocas mais tardias — disputar uma curta corrida a pé no santuário de Hera em Olímpia (Paus. 5.16.2-3). Vestidas, é claro.

O treinamento era levado a sério e envolvia cuidados dietéticos e atividades físicas controladas, supervisionadas por treinadores. Nos Jogos Olímpicos, os atletas tinham que jurar, antes da competição, ter treinado adequadamente nos dez meses precedentes (Paus. 5.24.9), para que juízes e espectadores não perdessem seu tempo com participantes despreparados.

 
Ilum. 0201a / Os “jogadores de bola”

Dada a natureza altamente competitiva e individualista dos gregos antigos, não havia práticas esportivas para estabelecimento de recordes e nem esportes coletivos, como em nossos dias. Eventualmente, algumas atividades esportivas em grupo tinham lugar apenas com fins recreativos (Ilum. 0210a, supra).