Hipérion, Têmis e outros titãs e titânides

TêmisTêmis

Com exceção de Crono, Reia, Oceano e Tétis, os demais titãs e titânides têm apenas importância genealógica e, eventualmente, cultual.

Todos eles participaram da titanomaquia, a guerra que colocou Zeus no poder.

A titânide Têmis (gr. Θέμις) personificava a ordem e as leis imutáveis e eternas, e por extensão, a justiça mais elevada. Foi, posteriormente, uma das consortes de Zeus e mãe das horas. Segundo alguns mitógrafos, inventou os oráculos e rituais religiosos; algumas versões afirmam que no oráculo de Delfos, antes da chegada de Apolo, era ela a deusa das profecias, e não Gaia.

Mnemósine (gr. Μνημοσύνη), outra titânide, personificava a memória e tornou-se, posteriormente, consorte de Zeus e mãe das musas.

i0857

Hipérion (gr. Ὑπερίων, ‘o que caminha no alto’) era, provavelmente, uma divindade pré-helênica ligada ao sol, à luz do sol ou, possivelmente, o próprio sol. Unido à irmã Teia (gr. Θεία), gerou Selene, a lua; Éos, a aurora; e Hélio, o sol. Na época de Homero, o sol era já personificado por Hélio e “Hipérion” era apenas um epíteto (Ilíada 8.480).

Jápeto (gr. Ἰαπετός) uniu-se a uma sobrinha, a oceânide Climene (Ásia, em outras versões) e gerou Menécio, Atlas, Prometeu e Epimeteu; de sua linhagem surgiriam, mais tarde, os mortais.

Crio (gr. Κρεῖος) uniu-se à sua meia-irmã Euríbia, filha de Ponto e Gaia, e gerou Palas (gr. Πάλλας), Perses (gr. Πέρσης) e Astreu (gr. Ἀστραῖος), entidades também de importância puramente genealógica.

Ceos (gr. Κοῖος) uniu-se à irmã Febe (gr. Φοίβη) e gerou Letó, mais tarde um dos amores de Zeus, e Astéria (gr. Ἀστερία), que se casou com Perses, filho de Crio e Euríbia.

Diversos descendentes desses titãs têm também importância apenas genealógica e muitos desempenham papéis figurativos ou secundários nos mitos.

Iconografia e culto

Têmis, mostrada como uma senhora de aspecto severo, era adorada em Ramnunte (Ática), no santuário de Nêmesis.

Ao contrário do que consta em algumas fontes, o Mosaico de Mnemosine não representa a titânide Mnemosine.