Vida e obra
Nada sabemos a seu respeito, além de breves citações de autores antigos e de algumas deduções a partir de sua própria obra.
Viveu em Éfeso, na Jônia, durante a primeira metade do século
Nota-se, no único fragmento significativo de sua obra, a influência do verso épico na poesia elegíaca.
Fontes
Estrabon é, por enquanto, nossa melhor fonte:
Edições e traduções
As coletâneas modernas básicas são as de Bach (Leipzig, 1831), Bode (Leipzig, 1838), Bergk (Leipzig, 1882), Edmonds (Cambridge, 1931), West (Oxford, 1972), Gentili e Prato (Leipzig, 1979).
O primeiro fragmento de Calino foi traduzido para o português por Falco e Coimbra (1941), por Malhadas e Moura Neves (1976) e por Rocha Pereira (1998).
Notas
- Quem era precisamente o poeta lírico mais antigo era questão controvertida já na Antiguidade. Calino de Éfeso viveu por volta de
-660 e as atividades de Arquíloco de Paros podem ser situadas em-648 , aproximadamente; Tirteu de Esparta, ligado às guerras entre Esparta e Messênia, viveu na segunda metade do século-VII . Devido à proximidade entre as datas e às incertezas da cronologia do alto Período Arcaico, no momento não é possível determinar qual deles é o mais antigo. - Os cimérios (gr.
Κιμμέριοι ) eram povos nômades que viviam nas terras em volta do Mar Negro. Ao longo do século-VII , pressionados pelos citas, fizeram diversas incursões bem sucedidas na Ásia Menor, notadamente em Górdio (Frígia), Sardes (Lídia) e Magnésia (Iônia).
Leitura complementar 



Créditos das ilustrações
Links externos
- Griechische Textstellen: Kallinos
- Bibliotheca augustana: Callinos
- Exhortation to Battle, by Callinus