Seu trabalho junto aos acusadores do caso Hárpalo
Obras
Três de suas orações sobreviveram, todas elas relacionadas com o caso Hárpalo: Contra Demóstenes, Contra Aristogiton, Contra Filocles. Críticos antigos e modernos
Manuscritos, edições, traduções
[ texto inacabado... ]
Notas
- Meteco (gr.
μέτοικος ) é a denominação dada a estrangeiros que podiam viver em outra pólis, desde que um cidadão se tornasse seu patrono (gr.προστάτης ). O estatuto legal dos metecos era inferior ao dos cidadãos, embora fossem sujeitos ao pagamento de uma taxa especial (o metoikion) e a outras obrigações cívicas, como por exemplo a liturgia (patrocínio de atividades públicas não custeadas pelo Estado). Em Atenas, os metecos participavam ativamente do comércio, podiam servir no exército ou na marinha, mas não podiam falar na Assembleia, nem se casar com cidadãos, nem adquirir propriedades sem permissão especial.Graham Speake (ed.), Penguin Dictionary of Ancient History (London, Penguin, 1995), s.v. ‘Metics’. - Logógrafos (gr.
λογογράφοι ) eram escritores profissionais de discursos a serem apresentados diante da Assembleia, durante o Período Clássico; além do texto em si, muitas vezes forneciam também aconselhamento legal a seus clientes. Esses remotos ancestrais dos advogados nada têm a ver com os antigos cronistas e memorialistas que precederam os historiadores Heródoto e Tucídides e que são igualmente chamados de “logógrafos”.
Referências
Créditos das ilustrações
Links externos
Imprenta
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
RIBEIRO JR., W.A. Dinarco. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0650. Consulta: 07/12/2019.